terça-feira, 25 de julho de 2017

Jogos e Interação com Múltiplas Telas

O conceito de segunda tela tornou-se popular com a introdução de TVs interativas. Neste contexto, enquanto o usuário se concentra na tela da TV, a exploração de conteúdo adicional é possível através do uso de um smartphone ou tablet como uma tela extra. Ultimamente, aplicações dinâmicas, como video games, também começaram a usar uma segunda tela. Nintendo DS e Wii U são os consoles de jogos que começaram a incorporar essas idéias. As aplicações dinâmicas são baseadas em ação e interação em tempo real, e sua implementação pode ser muito complexa especialmente porque os usuários precisam mudar o foco entre os monitores com freqüência. Neste projeto, resumimos os resultados encontrados em um conjunto de estudos experimentais que realizamos para verificar a usabilidade das técnicas de interação com base no uso de uma segunda tela auxiliar em aplicações dinâmicas. Desenvolvemos um jogo multijogador que emprega uma tela principal compartilhada por dois jogadores, cada um usando uma segunda tela (privada). A partir desses estudos, elaboramos um conjunto de diretrizes para ajudar os desenvolvedores no uso de segundas telas. Embora futuros estudos de caso melhorem essas diretrizes, nossos experimentos mostram que eles contribuem com princípios robustos para desenvolvedores que desejam criar aplicativos de telas múltiplas.

Publicações produzidas:
- SVR 2015: Guidelines for Designing Dynamic Applications With Second Screen
- Jogo: Space Crusher: An Extended Interactive Screen Game

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