domingo, 12 de setembro de 2010

Viagem para Portugal!

Bom dia, a partir de hoje tentarei voltar a atualizar meu blog, mas agora com notícias sobre a vida em solo Português :)

Aqui vão informações sobre minha viagem. Pode parecer estranho, mas tenho certeza que todos tem curiosidade sobre isso mas poucos conseguem saber como é antes de ir.

Para procurar passagens a preços baixos recomendo-os acessar o site www.decolar.com.br e agências de intercâmbio/passagens como a STB e Submarino Viagens. OBS: Cuidado com os impostos, algumas passagens parecem ter o menor preço mas não tem.

Viajei pelos seguintes trechos:
Brasília (BSB) - Garulhos (GRU)
Garulhos (GRU) - Madrid (MAD)
Madrid (MAD) - Porto (OPO)

Motivo de 3 voos? Os voos saindo de BSB direto para Lisboa estavam sempre lotados, e o mais barato que consegui de lá era aproximadamente 200 reais mais caro que o por GRU.

BSB - GRU

Voo doméstico feito pela TAM, mas com direito a peso de bagagens internacional (Nacional 23kg, Internacional 2x32kg).
A TAM tem sem dúvidas o melhor atendimento entre as empresas que já viajei fazendo voos nacionais.
Saí de BSB ás 11:50, cheguei em GRU ás 13:30.


GRU - MAD

Assim que cheguei em Garulhos, fui direto na Iberia para pegar meus tickets (passagens ou boarding pass) para os outros 2 trechos. Eles pedem que tenha o passaporte, identidade, e comprovante de despacho das bagagens em mãos.
Feito isso perguntei sobre o registro de produtos eletrônicos que no meu caso deveria ser feito na Receita Federal de lá mesmo, foi então que eu soube da excelente notícia que a Receita fica do outro lado do aeroporto e que segundo a passagem eu já teria que estar esperando o voo (Voos internacionais pedem 2 horas de antecedência). Estava marcado 14:00 horas na passagem e meu voo sairia 15:55.
Após saber isso e ser bem lembrado pela atendente que eu poderia perder o voo, fui até a receita. Lá estava uma fila gigante... Perguntei para o único atendente informações sobre como registrar meus produtos eletrônicos e ele pediu para ver, é o atendente mesmo que julga se precisa ou não de um registro. Segundo ele não precisaria registrar nada.
Então fui até a entrada de voos internacionais para esperar pelo Portão 12!
Em GRU há dois "terminais" de voos internacionais. Todos sempre tem fila. Depois de mostrar a passagem há uma fila interna para passar pelo detector de metais e depois outras duas filas, uma para cidadãos brasileiro e outra para quem não é. Nessa "etapa" eles só conferem o passaporte, identidade e passagens (pelo menos no caso de brasileiros).
Esperei meu voo e embarquei era aproximadamente 15:30. Como meu lugar era o 31G, entrei primeiro que quem estava em locais mais a frente.
Chegando no avião me deparo com as pequenas diferenças sociais. Em voos internacionais pela Iberia há duas classes. A "Economic" e a "Business Plus". Ao entrar no avião passamos pela classe A que é apenas uma doce ilusão da realidade que nos (me) espera (esperava). HEAUHAEUHAE

Diferente do que ouvi falar da TAP e Lufthansa, na Iberia (Airbus A340) não há telas individuais, e sim várias "comunitárias" como nos ônibus interestaduais brasileiros.
São 254 lugares distribuidos em 8 lugares por fileira no espaço Economic, separados assim: XX XXXX XX.


Foto da refeição servida aproximadamente as 17:15.

Havia a opção entre Carne e Pasta para prato e entre as bebidas suco de caixinha brasileiro, Fanta Limón, Coca, Vinho e Cerveja. Escolhi a Fanta espanhola por não existir no Brasil e o gosto é intrigante, não sei classificar ainda.

Seviram um aperitivo, chá, café e água durante a viagem. O aperitivo era um Kit Kat, chocolate fabricado na Alemanha que é muito, mas muito bom. Seria como um "Bis melhorado" :)


Foto do café da manhã, servido a 1:00 aproximadamente (6 horas no novo fuso).
Nesse caso não havia opções, apenas entre suco e água.


MAD - OPO

O voo atrasou mas ocorreu tudo certo, foi feito em um avião pequeno.
Na chegada em Porto, esperei pela bagagem e na saída fui interrogado "O que vens fazer em Portugal?" UHEUAEHAE
Respondi estudar e já fui liberado :)

Em breve postarei mais, mas desta vez sobre a vida em Portugal