segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Vida em Portugal - Parte I

Boa noite!

Continuando a sessão Portugal... :)

Sexta, assim que cheguei no Aeroporto do Porto, fui pedir informações em um stand próprio para isso. Tive que rir do meu primeiro real contato com o Português PT na Europa. É realmente muito engraçado ouvir como eles falam quando não estamos acostumados. Ora pois!

Comprei o andante e a passagem e após isso fui em direção ao Metro (que aqui se lê "métro" do mesmo jeito da nossa unidade de medida), para chegar lá era apenas pegar o elevador e descer um andar e foi então que oficialmente começou a cair a ficha que cheguei na Europa. Depois que se tem o andante (um cartão recarregável para usar em todos os meios de transporte da cidade) todos apenas o regarregam em máquinas espalhadas em todas as estações... O incrível é que as máquinas dão troco! E o mais incrível de tudo: Não há roletas ou coisas de tipo para controlar a entrada das pessoas... Apenas pequenas máquinas amarelas que controlam o número de créditos, mas as pessoas passam o cartão nessa máquina por pura honestidade! Coisa que nunca ocorreria no Brasil devido ao pequeno calote que teriam diariamente. Outra coisa, o preço pago pela passagem é dividido em zonas, o mínimo de zonas a ser comprado é 2, mas há passagem de até 9 zonas se não me engano (que obviamente é a mais cara) e novamente, as pessoas compram o número de zonas que utilizarão por conta própria. Pelo que sei raramente há alguma fiscalização, mas claro, caso alguém pegue um passageiro burlando estas regras, há multas entre 100 e 150 euros para o infrator.

Depois de pegar o metro, cheguei na estação Casa da Música, na doce ilusão de que fosse bem perto do alojamento onde vou ficar. Fui andando e pedindo informações e parecia que eu nunca ia chegar. Foi nesse momento que comecei a notar o comportamento mais inusitado das pessoas daqui: eles disputam para dar informações! Quando eu pedia ajuda a uma pessoa, a pessoa do ladou ouvia e também fazia questão de ajudar! Quando um dizia alguma coisa o outro tinha que dar a sua versão da informação e algumas vezes as pessoas acabam "discutindo" para ver quem dava a melhor ajuda. Bizarro isso! Jamais imaginava algo do tipo. As pessoas são realmente prestativas, calmas e fazem questão de ajudar.
Sobre a aparência, bem, eu esperava mais um esteriótipo do que a mistura que há aqui, tem de tudo. Obviamente tem muito do esteriótipo europeu alimentado na cabeça das pessoas mas também tem pessoas que nunca diariamos ser daqui. As mulheres não tem bigode e muitos velhos usam o tal bigode que é característica do portuga padeiro. Ahhh, algo que notei de "ruim" e compartilho com vocês é que as pessoas mais velhas parecem não cuidar muito da higiene bucal... Já vi várias pessoas sem alguns dentes ou com eles literalmente pretos. :O

Cheguei no alojamento e o porteiro me mostrou meu novo lar. Um quarto duplo bem bom. Camas, comodas, mesas, frigobar, guarda-roupas, banheiro com banheira. :)

Outra hora contarei mais sobre o alojamento e sobre o que já visitei, agora vamos as diferenças entre o Português BR e o Português PT:

Calouro - Caloiro
Sanduíche - Sandes
Centavos - Cêntimos
Celular - Telemóvil
Sobrenome - Apelido
Pedestre - Peão
Trem - Comboio
Ônibus - Autocarro
Bonde - Eléctrico
Bicha - Fila
Durex - Camisinha
Propina - Mensalidade/Taxas
Rapariga - Moça/Mulher
Puto - Menino
"Essa questão é mamão com açucar" - "Essa questão é pêra doce"

São essas que eu lembro no momento, tem umas muito boas! HAEUHUAEAH

Estou-me a ir dormir, até!